quinta-feira, 20 de março de 2014

Cada dia aprendendo mais

          Passando pelas ruas, escutei uma menina falando para outra que sempre quis ter um namorado que fosse danadinho, safadinho, taradinho. Pensei: será que estou entendo bem, será...  Que é isso mesmo que estou escutando? Sabe que as vezes você fala uma coisa as pessoas entendem outra. Fiquei em pé no mesmo lugar onde estávamos e elas falavam, riam e comentavam cada absurdo, que resolvi olhar para elas com um olhar de espanto. Mas fingi que não estava ouvindo e elas continuaram:
          - O maluco me beijou com uma língua áspera, parecia língua de cobra. Disse pra ele:
          - Que língua estranha esta sua!
          - Você é maluca, me falar uma asneira dessa ?
          - Foi o que senti.
          - A explicação é simples, este é o meu primeiro beijo.
          Estava curiosa, olhei para elas e sorri. Achei engraçada essa história. Ela disse que ficou muito orgulhosa, estava se sentindo uma professora de beijos. Entrei na conversa, no jogo de palavras bem sedutoras que cada uma falava. Toda semana tinha um namorado diferente, para experimentar e conhecer qualidades. Para isso estavam fazendo um tipo de teste. Não importava classe social, nada. Elas estavam curtindo. Foi o que me passaram. Foram a uma festa e beijaram quatro rapazes diferentes, uma dizia para a outra:
         - Estou pronta para ensinar a beijar e amar. Quando encontrar um namorado com as qualidades que eu quero, paro.
         - Eu já encontrei e ele é quente! - disse a outra.
         Entrei na conversa engraçada e agradável. É simples, a mensagem não é formada apenas pelo que é escutado. A mensagem resulta do encontro do que é falado. Quando você fala, utiliza conceito baseado nas suas experiências. Não era o caso das duas garotas. Experiência zero! É só pegação, azaração, ficar. O fica que sempre existiu. Na minha adolescência, quando íamos a uma festa, ficávamos e era gostoso demais. Beijar e abraçar nunca matou ninguém. Experiências, preconceitos, medos. Quem escuta o que você diz interpreta as palavras, os conceitos a partir da formação e experiência de cada um.
           O encontro dessas conversas me trouxe experiências. Produziu em mim uma mensagem distinta, de acordo com o meu ponto de vista. Acabei descobrindo que deveria ter azarado mais, curtido muito e me surpreendi que também queria um namorado bem danadinho, safadinho e taradinho.
           Não que esteja arrependida do homem absoluto de terras e mares, da ciência e da arte. O sentimento que, por meio da razão, ele tudo pode. Mesmo porque também nem tenho esse barroco indisciplinado.
       

Um comentário: