domingo, 13 de setembro de 2015

O Meu Calo... Meu Amigo!

Cerrado, Caatinga!

Às vezes me acordo no meio da madrugada pensando como pode existir tantas diferenças no nosso mundo, acordo suando de dúvida parece que nunca chega ao fim meus pensamentos retorcidos.
- Retorcidos...
-Retorcidos sim! como o cerrado.
- Cerrados! O amigo se espanta: - cerrado por aqui?
- Você entende do quê de cerrado?
- Entendo que é um lugar horrível, cheio de terra seca, plantas nenhuma e um monte de gente faminta!
Meu coração ficou saindo pela boca, ando de um lado para outro e olho bem nos olhos do amigo
- Talvez você tenha razão, ler , falar, é diferente do que  se ver.
- Não me fale desse bicho chamado cerrado nem me interessa o que tem por lá, e se tiver beleza guarde para você.
- Não é um bicho-papão, nem um bicho qualquer, mesmo assim vou te falar do cerrado, do campo da caatinga.
- Caatinga... piorou! Enlouqueceu, vamos mudar de assunto para beleza, desenvolvimento, tecnologias avançadas. Outros...outros, pula essa coisas que não acrescenta em nada.
- Então! vamos combinar eu falo primeiro, depois você destila seus ricos conhecimentos.
- Combinado! deixa preparar-me par ouvir tuas baboseiras!
Comecei pelo o cerrado, no inicio ele fingia não escutar, mas depois quando comecei a enchê-lo de novidades que a região apresenta, ele me olhava com cada olho arregalado, que me assustava!
- O cerrado é tipo de floresta da região onde predomina pouca chuva, com árvores pequenas e meia retorcidas, geralmente na região Nordeste do Brasil. Seus ambientes naturais compreende  lindas praias, dunas de areia brancas, lá também está o restinho da mata atlântica.
A caatinga também compõe este cenário é uma vegetação típica do clima Semi-árido; é constituída principalmente de cactos e outras plantas mais resistente à falta de água, mas isto já fica lá para o sertão, cariri.
Onde tem o restinho da mata atlântica já chove mais, por causa disso, há uma grande biodiversidade, cada ambiente apresenta animais e plantas próprias, muda de região para região, como o clima também.
- Você, falou em semi-árido, onde ocorre esse clima?
- No sertão nas regiões de poucas chuvas.
- E como vive esses habitantes?
- Por causa desses ambientes naturais influenciam muito no modo de viver, no litoral onde mais chove, plantam a cana-de-açúcar, abacaxi, também pescam, o interessante é o interior o sertão.
- Sertão...Sertão seco!
- Sim...lá também tem suas belezas apesar do clima semi-árido que faz um deserto do sertão com uma vegetação predominante que é a caatinga. Mesmo com toda essas dificuldades, de plantar, criar animais tem suas belezas.
- Que belezas essas?
- O artesanato.
- Artesanato...Conta outra!
- Artesanato sim!  E são lindos, são pequenas estátuas feita de barros e coloridas que dar gosto de se ver. Coloridas á mão e representa suas personagens. Grandes músicos, e o mais importante são os vaqueiros.
- Nossa fiquei interessado em conhecer.
- Conheça! mude seu pensamento.  Ariano Suassuna, explorou muito bem aqueles cerrados, pelos sertões andando em meio aquelas terras petrificadas.
- Minhas próximas férias vou explorar essas regiões, vou verificar de perto essas belezas que lhe enriquece a alma!
- E você pode conhecer os sítios arqueológico que o alto Sertão apresenta em pequenas cidades.
- Seu Estado é interessante!
- O Brasil é interessante... Pelo o que lhe conheço vai ficar bobo quando chegar lá, que conhecer as Pinturas Rupestres, muitos estudiosos, cientistas, vem do mundo inteiro estudar essas pintura feitas em pedras gigantes, por milhares de anos, são conhecida por eles como pre-históricas.
- Estou bestificado!
- Ficarás ainda mais, quando conhecer o Lajeado de pai Mateus!
-Fala-me disso aí!
- É um local belo. São pedras esculpidas pela a natureza, é um jardim de cactos e de outras plantas da caatinga, com muito vestígios de animais gigantescos que habitaram o lugar milhares de anos.

Adriana Versus
Estou falando do lindo Estado da Paraíba
Da cidade de Ingá...






Nenhum comentário:

Postar um comentário