sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Meu Nordeste. Minha vida

       


                     Dizem que nascer no Nordeste é privilégio. Acredito nisto... E é... pena que não é uma região livre de danos políticos, com essas administrações desastrosas, nossos apelidos de retirantes, pau de arara, soa como poesia. O povo Nordestino são feito de metais que nunca se desgasta, chora, caem, levanta-se com ímpeto e dignidade.
                    Conhecer ás belezas deste paraíso chamado Nordeste é conhecer ás divindades da natureza, poucos sabem das riquezas culturais que nossa região traz, poucos se interessa ou nem querem saber dessa exuberância que marcam esse Brasil. A região Nordeste composto de nove Estados, uma das belezas marcante estar o Estado da Paraíba onde o sol reina em primeiro lugar. O estado se localiza mais ao Leste do Brasil e é onde se encontra um dos pontos mais extremos do país, a famosa ponta do Seixas. É neste extremo que o sol nasce antes que nas outras cidades brasileiras.
                 Este magnifico estado fica na região Nordeste do Brasil, ainda com uma grande reserva da mata atlântica, composta pelo os cerrado, campos e caatinga, por tudo isto, há uma grande biodiversidade, cada um apresenta plantas e animais próprios, com diversos tipos de vegetação, clima tropical em diversas áreas, pouca chuva, esse semi-árido é modesto e lindo.
                 Estes diferentes ambientes naturais influenciam nosso povo, o cultivo do abacaxi, cana-de-açúcar,pesca, isso na região onde se localiza a mata atlântica, porque chove mais. Os rios são belos,
são maravilhosos. O Paraíba, Piranhas, Taperoá, Mamanguape e o Curimataú.
                 A Paraíba, onde tem o nascer do sol mais belo é composta de 233 cidades. A capital, João Pessoa, é linda, considerada a terceira mais antiga do País. Esta situada mais ao Leste do Brasil  a primeira privilegiada a receber luz do dia.
                 Além do mais tem as cidades importante do estado: A bela Campina Grande,com o São João, mais movimentado do Brasil, Santa Rita, com belas usinas de cana-de-açúcar, Patos com indústria de calçados, Sousa com um dos polos mais importante de laticínios industrializados, lá onde funciona o parque zoo arqueológico, vale dos dinossauros, Cajazeiras, com um setor terciário importantíssimo, Guarabira com grandes empresas e muito importante  na política, Cabedelo cidade portuária, é o município mais rico do estado em produto interno bruto.
                 A Paraíba é formada entre sítios arqueológico, pesquisadores do mundo vem ao estado para estudar pinturas rupestres, chamado por eles de desenhos pre-histórico, a riqueza cultural da Paraíba se manifesta de diversas formas, é um estado crescente com grandes músicos e compositores, terra de festa, arte e sabor, com uma culinária característica.
                A Paraíba é uma mistura de belezas incomparável, homens e belas mulheres lindíssimas. O mar a natureza a historia cultural, arborização nem se fala, João Pessoa é a segunda mais arborizada do planeta, as praias com areia branca e coqueiros deslumbrantes com formação de rochas incríveis e sem falar da praia do Jacaré que ao entardecer recebe seus turistas ao som do bolero de Ravel.
                Isto apenas uma amostra do que é nosso Nordeste, imagina aí, os outros estados desta região que não deixa nada a desejar...
                Quando se referem ao nosso povo como retirantes, minha alma chora,  por ver tamanha ignorância. Esta gente não tem ideia das riquezas que o meu nordeste tem, já pensou se eles tivesse que importar principalmente o sal.
           

                   

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário