sexta-feira, 29 de novembro de 2013

UM ACONTECIMENTO ÚNICO

                  Outro dia, fui a igreja. Quando sai encontrei um menino distribuindo uns folhetos. Peguei um e quando olhei, estava escrito: EU SOU MALALA, chamei ele e perguntei:
                 - Você, está distribuindo estes folhetos a mando de alguma livraria? Ele bem atenciosos me olhou e disse:
                 - Não, é que achei a historia interessante, comprei o livro, tinha estes folhetos lá e eu resolvi distribuir para que as pessoas compre e leia esta história.
                  Fiquei impressionada com a atitude do menino, e pensei este vai ser um escritor se está 'interessada por historias e romances nesta idade, imagina quando for adulto.
                  Para quem não sabe Malala é uma menina do que defendeu o direito á educação e foi baleada pelo um membro do movimento  talibã, quando vinha da escola, covardemente levou um tiro  sabe-se que esta história está repercutindo muito, a escritora  e jornalista Cristina Lamb, correspondente no Paquistão e Afeganistão desde 1987. Formada em Oxford e Harvard. é escritora deste livro EU SOU MALALA, é o quinto na carreira dela, uma vencedoras de diversos prêmios, atualmente trabalha para o Sunday Times e vive viajando entre Londres e Portugal na companhia do marido e do filho.
                   Fiquei muito curiosa para conversar com este menino que de vontade própria resolveu distribuir estes folhetos, quis travar uma conversa com ele, mas logo em seguida chegou uma senhora chamando-o  para ir embora, olhei para ela e perguntei:
                   - É seu filho?
                   - Sim! é meu intelectual.
                   - Meus parabéns e se sinta privilegiada por ter um filho assim, gosta de ler.
                   - Ele já fez todo mundo lá em casa ler este livro, está muito entusiasmada, ler muito, não só este como outros, graças a Deus, não está se preocupando com outras bobagem, já me fez comprar livros de vários escritores, entre eles estão os de Nícolas Parck, e este ai, tanto já leu, como faz propaganda.
                   Me senti muito bem ouvindo isto, saber que os adolescente estão ligado a tudo, não só a internet, como ao mundo da literatura... Como Malala.... Tão garota militante pela educação do vale do Swat, no Paquistão, ela chamou a atenção do público ao escrever para a BBC Urdu a respeito da educação feminina no movimento Talibã a luta de sua família em defesa do direito á educação. Por causa disto foi perseguida pelo o Talibã e quando voltava da escola de ônibus foi atingida com um tiro na cabeça e para contrariar a vontade deles sobreviveu e agora continua sua campanha por educação por meio do Fundo Malala, uma organização sem fins lucrativo de apoio educacional em comunidades ao redor do mundo.
                     Ler faz crescer o conhecimento preenche corpo e alma.
                     Desenvolve o cérebro, utilizando os dois lados o inconsciente e consciente.

     
                 
             

Um comentário: