quinta-feira, 18 de julho de 2013

A Encantada Cidade de Gelo

Há muitos anos um homem chegou em uma pequena cidade, dentro de uma pedra degelo transparente parecendo vidro. Todo mundo ficou sabendo, e muitos curiosos fazia tudo para vê-lo.
Um dia um menino bem esperto insistiu em visitá-lo. O homem resolveu em atender  muito simpático, percebeu a curiosidade do garoto e perguntou;
- Antes que você atenda sua curiosidade, lhe pergunto seus pais sabem que está aqui?
- Não, tá todo mundo curioso, em saber de onde vens.Eles não deixaria se eu dissesse
- Então não viessem.
- Me responda senhor, de onde vens? E por que vives assim?
- Venho do Estreito do Bering.
- Onde fica isto?
- São terras imensas de gelos, há muitos anos que eu vivi lá, adquiri resistência me mantenho nesta pedra, é um tipo de vidro formado em placas de gelos para não derreter.
- Estranho, há quanto tempo o senhor vive assim?
- Perdi as contas, mas vim na última glaciação, na época em que a temperatura esteve muito baixa e as geleiras caminhava para o Equador
- Conte-me mais é uma história muito boa, continue.
-Sou da Sibéria, sou caçador, atravessei a America do Norte, o mar baixou muito. Formou uma grande camada de gelo. De repente a temperatura subiu e desfez alguma camadas de gelo, foi que formou o Estreito do Bering, e eu fiquei dentro da minha casa, este vidro de gelo.
- Áh, então o senhor vai derreter?Aqui é quente, eu acho que o senhor é nômade.
- Por que?
- Porque o senhor se desloca de um lugar para outro, só falta se alimentar de peixes, raízes e frutos.
- Não, tudo em mim estar congelado.
- E por que o senhor fala?
- Não sei bem, mas já sinto um gosto estranho em minha boca.
- Se o senhor é caçador, então se descongele, e vá caçar bisões, preguiças gigantes.
- Não meu garoto, já vivo aqui há 25 mil anos.
- Então vai viver sempre dentro de uma pedra de gelo?
-O ser humano meu garoto é único. Cada um tem sua maneira de ser, eu gosto.
- Suas característica, as coisas que lhe torna diferente.
- Eu não sou diferente porque vivo dentro de uma pedra de gelo, ou vidro, como queiram chamar, sou diferentes porque sou de outras terras, de outras regiões distante. Mas no mais somos iguais porque todo mundo recebe nome.
- Seu nome?
Sou o homem de gelo, sou antigo, meu é Carlo, significa que sou forte, tenho força, e sou congelado, tenho documentos que contam minha história.
- É, mas, não é um cidadão.
- Sou cidadão, tenho registro, não importa a maneira como vivo.
O menino viu que não convencia o homem de maneira nenhuma, a agradeceu  por tê-lo recebido e foi embora.
Os anos foram passando e o homem virou uma especie de monumento da cidade, todas as crianças iam ouvir suas histórias e cada dia crescia mais placas de gelo ao seu redor.
A cidade se acostumou com a ideia de ter um homem de gelo, convivendo com pessoas diferente, são hábitos  e costumes que tem que se adequar com a maneira de ser de cada um.
A história faz parte de quem nela convive, a cidade se habituou a ele, mas todos viviam assombrados com medo que as placas de gelos se desmanchasse e a cidade ficasse inudada.
Fizeram várias barricadas de pedras, caso as geleiras se desmanchasse, dificultaria. Mesmo assim continuarem a conviver sem problema, as geleiras se desmancharam viraram um açude belo. E a cidade ficou conhecida  como a encantada pedra de gelo, todos os dias os meninos iam admirar as águas cristalina do açude e lembrar das história do homem de gelo.









-  





-





Um comentário:

  1. Leiam a lenda... A cidade encantada conhecida como pedra de gelo.É inédita Escrita por Adriana versus.

    ResponderExcluir